quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"Giolitti"






sugeriram e eu tive que ir provar... bom, mas todos os gelados em Roma são deliciosos!

"Piazza Navona"

este paraíso pedestre está cheio de cafés, actores e artistas de rua, turistas, crianças a brincar e fontes. ...a famosa "porchetta"...
decorações de Natal variadas...
esta praça é uma das mais belas praças de Roma, decorada com fontes e franqueada por palácios, a Igreja de Sant'Agnese e cafés requintados...
na altura do Natal, a praça enche-se de pavilhões, onde se vende de tudo: ciambelles (bolo italiano equivalente ao donut, com açúcar ou nutella), porchetta (sandes de leitão), caldarroste (castanhas assadas), decorações para presépios e árvores de natal, brinquedos para as crianças... Bruxas simpáticas, as befanas, aterram na Praça Navona para dar doces gratuitos às crianças comportadas, específicamente no dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, muito comemorado em Itália

"caldarroste"...
turistas...




uma das fontes...
as famosas "befanas"...

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Fontana di Trevi"





"diz a tradição que quem lançar uma moeda a esta fonte de Nicola Salvi, de 1732, garante o seu regresso a Roma. Engenhosamente enxertada nas traseiras de um "palazzo", a Fonte de Trevi assinala o fim do aqueduto de Acqua Vergine, construído por Agrippa no século XIX a.C., a partir de uma nascente milagrosamente descoberta por uma virgem...".
Anita Ekberg tomou banho dentro dela em "La Dolce Vita". Em "Três Moedas numa Fonte", aprendemos a lançar moedas por cima do ombro, para garantir um regresso a Roma (mais saudável do que a tradição original de beber a água da fonte para dar sorte). Graças ao mundo do cinema, esta bela fonte é um dos monumentos mais familiares de Roma. O relevo da direita representa uma virgem descobrindo a nascente, a partir da qual Augusto (no relevo esquerdo) construiu o aqueduto de Acqua Vergine, que continua a alimentar a fonte. Nicola Salvi prestou homenagem a estas origens antigas ao enquadrar a sua exuberante criação barroca na estrutura clássica de um arco triunfal.







pois, como adorei esta viagem a Roma, não só pelo motivo como pela beleza da cidade, e quero lá voltar, cumpri a tradição: atirei, não uma moeda, mas várias (para ter bem a certeza que lá voltarei) por cima do ombro, como manda a dita! A fonte é linda e o número de pessoas que a visita a todo o minuto e segundo é incrível!

sábado, 14 de janeiro de 2012

"Então, Carminho???"

está a fazer-se cara, ou quê?

"Campo de' Fiore"

"O Campo de Flores ocupa aquilo que era, nos tempos antigos, o espaço aberto em frente ao Teatro de Pompeu. Tem sido, desde a Idade Média, uma das zonas mais movimentadas de Roma, frequentada por príncipes e peregrinos. Mais sombriamente, era também o local das execuções da Inquisição, como é atestado pela estátua embuçada do filósofo, Giordano Bruno, queimado neste local durante as celebrações do Jubileu de 1600. Esta área em forma de cunha possui a duvidosa distinção de ser o local onde César foi assassinado - mas é também a zona do monte Capitolino, uma das mais grandiosas de Roma. Na antiguidade, a zona estava cheia de monumentos importantes; porém, com a mudança do Papado para a França, no séc. XIV, Roma decaiu e era ao longo desta curva do rio que os restantes 15000 cidadãos se acotovelavam, em condições miseráveis. Com o regresso do Papado, tudo mudou para melhor - construíram-se palácios papais, troçaram-se longas avenidas que os ligavam às basílicas e o comércio floresceu. Hoje podemos encontrar claros vestígios da longa história do mais autêntico bairro de Roma."

Estátua de Giordano Bruno...
E nesta praça magnífica, todos as manhãs, de segunda a sexta, se pode visitar um mercado de rua, com todo o tipo de produtos. O manancial de cores, texturas, cheiros e sabores é qualquer coisa...!