terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Fontana di Trevi"





"diz a tradição que quem lançar uma moeda a esta fonte de Nicola Salvi, de 1732, garante o seu regresso a Roma. Engenhosamente enxertada nas traseiras de um "palazzo", a Fonte de Trevi assinala o fim do aqueduto de Acqua Vergine, construído por Agrippa no século XIX a.C., a partir de uma nascente milagrosamente descoberta por uma virgem...".
Anita Ekberg tomou banho dentro dela em "La Dolce Vita". Em "Três Moedas numa Fonte", aprendemos a lançar moedas por cima do ombro, para garantir um regresso a Roma (mais saudável do que a tradição original de beber a água da fonte para dar sorte). Graças ao mundo do cinema, esta bela fonte é um dos monumentos mais familiares de Roma. O relevo da direita representa uma virgem descobrindo a nascente, a partir da qual Augusto (no relevo esquerdo) construiu o aqueduto de Acqua Vergine, que continua a alimentar a fonte. Nicola Salvi prestou homenagem a estas origens antigas ao enquadrar a sua exuberante criação barroca na estrutura clássica de um arco triunfal.







pois, como adorei esta viagem a Roma, não só pelo motivo como pela beleza da cidade, e quero lá voltar, cumpri a tradição: atirei, não uma moeda, mas várias (para ter bem a certeza que lá voltarei) por cima do ombro, como manda a dita! A fonte é linda e o número de pessoas que a visita a todo o minuto e segundo é incrível!

Sem comentários:

Enviar um comentário